Observatório Social de Porto Alegre participa da 5ª temática

20 de março de 2015 13:50

Texto e foto na íntegra no site da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O acompanhamento de um Observatório Social é de extrema importância para a sociedade. Entre as principais características do Observatório Social de Porto Alegre estão a sustentabilidade, a representatividade, a estrutura (formada basicamente por voluntários) e também, a capacidade. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (19/3) pelo presidente do Observatório Social de Porto Alegre, Diogo Chamun, durante o período de Comunicações Temáticas, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, que debateu questões referentes à organização não-governamental.

Na sessão ocorrida no Plenário Otávio Rocha, Diogo Chamun explicou qual é a função da instituição, criada no dia 16 de dezembro do ano passado. “No Observatório, a maioria exerce trabalho voluntário. Os principais eixos em que atuamos é a conscientização da cidadania fiscal e a busca pelo apoio público.” Segundo Chamun, o objetivo deste projeto é o apoio àqueles que necessitam; na maioria das vezes, crianças. E, em casos que os problemas não tem resolução, os mesmo são encaminhados para o poder público.

A estrutura do Observatório possui, segundo Chamun, cerca de 40 voluntários treinados para exercer as funções. Ao exemplificar as funções exercidas pelo Observatório, ele citou a compra de materiais escolares para crianças carentes, onde o processo de compra e entrega é fiscalizada e realizada pela instituição. “Nós temos alguns exemplos de ações realizadas pelo Observatório Social do município de Maringá. Lá, por um erro na ata, a prefeitura da cidade arcaria com uma despesa de R$ 200 mil na compra de remédios que, na verdade, deveriam ter custo de R$ 26 mil. O prejuízo não aconteceu devido ao trabalho do Observatório local”, disse.

Texto e foto na íntegra no site da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo), Mariana Kruse (reg. prof. 12088); Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400), Fotos: Ederson Nunes, Vicente Carchchinski, Nelson Dutra.

 imagem55344

ObservatórioSocial do Brasil - Porto Alegre

O OSPOA é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: