Apresentação do OSPOA ao Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre

25 de fevereiro de 2015 00:00

Texto e foto na íntegra da cobertura da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na manhã desta quarta-feira (25/2), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), recebeu a diretoria do Observatório Social da Capital (Ospoa), lançado no dia 16 de dezembro de 2014. A iniciativa busca dar maior transparência e zelo à gestão dos recursos públicos do Município. “Trata-se de uma organização instituída e mantida pela sociedade civil, que já existente em 96 cidades do Brasil”, destaca o presidente do Ospoa, Diogo Ferri Chamun.

Em fase de implantação, com a capacitação de voluntários, o Observatório conta com o apoio de conselhos profissionais e entidades. “Queremos colaborar com um olhar atento para evitar desperdício de dinheiro público em contratações”, completou Chamun.

Porto Alegre é a terceira capital do país a contar com um observatório social e a sexta cidade do Estado. “Nosso objetivo é promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e propor aos governos locais a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social”, explicou o coordenador-executivo Edson Garcia.

O vereador Mauro Pinheiro ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós, é extremamente necessária essa visão de fora para auxiliar o gestor público a evitar que irregularidades aconteçam. A sociedade precisa se preocupar com a gestão dos recursos públicos e participar mais ativamente para que o dinheiro seja bem utilizado”, afirmou. O vereador propôs que o Observatório Social seja apresentado aos demais parlamentares numa Quinta Temática, que ainda não tem data definida.

Ficou programa, ainda, a participação de representantes do Ospoa numa futura reunião do Parlamento Metropolitano, que reunirá vereadores de 34 cidades da região. Marice Fronchetti e Pedro Gabril Kenne da Silva também participaram da reunião.

Contato com o Observatório Social pelo e-mail portoalegre@osbrasil.org.br ou pelo telefone (51) 3026-8282.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532) Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Fonte: http://www2.camarapoa.rs.gov.br/default.php?reg=23788&p_secao=56&di=2015-02-25

ObservatórioSocial do Brasil - Porto Alegre

O OSPOA é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: