Observatório Social do Brasil – Porto Alegre lança vídeo-desafio para o HackFest RS

Evento, que acontece entre os dias 8 e 10 e novembro, busca fomentar soluções tecnológicas para o controle social no Estado.

21 de outubro de 2019 17:06

Criar uma ferramenta virtual que instrumente o cidadão para o controle dos gastos públicos dos candidatos em época de campanha eleitoral. Este foi o desafio lançado pelo Observatório Social do Brasil – Porto Alegre (OSBPOA) para o HackFest RS 2019, evento que convida a sociedade a pensar em soluções tecnológicas para transparência, combate à corrupção e eficiência no setor público. O encontro, que acontece entre os dias 8 e 10 e novembro, é uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e já está com inscrições abertas.

“É muito importante colocar a sociedade, mas principalmente a juventude que já nasce dominando a tecnologia, como protagonista no controle social dos gastos públicos, pensando em soluções criativas e disruptivas para problemas sistêmicos e de longa data”, considera Flávio Dondoni Junior, presidente do OSBPOA.

O desafio proposto pelo Observatório para o HackFest RS leva em consideração as dificuldades em confrontar as prestações de contas no período pós-eleição, quando todos os candidatos devem fazer uma declaração criteriosa e detalhada de seus gastos. Desta forma, a ideia é colocar a população como fiscal no processo, mapeando através de registros fotográficos as mais diversas formas de campanha. Você pode ver o desafio completo no vídeo aqui abaixo:


Segundo Dondoni Junior, a Entidade ainda optou por colocar a frente do vídeo-desafio um do voluntário da rede com o intuito estimular ainda mais os jovens para o controle social, mostrando que há sempre espaço para o desenvolvimento da cidadania.

Até o dia do evento, o Observatório irá lançar mais desafios, que serão contextualizados para os participantes nos dias do HackFest RS.
Além do OSBPOA, diversos outros órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE), o Tribunal de Contas da União (TCU), também trarão desafios para os dias do HackFest RS 2019. No site do evento já é possível conferir os vídeos.

Como serão os desafios nos dias de HackFest RS

O desafio para os participantes do HackFest RS é usar a tecnologia em favor da transparência, combate à corrupção e eficiência no setor público. As equipes terão um fim de semana para desenvolver projetos como dashboards, sistemas, aplicativos, modelos, algoritmos e outros tipos de soluções aplicáveis.
Os participantes poderão escolher entre duas trilhas de desafios:

1- Análise e visualização de dados

2- Sistemas, aplicativos e algoritmos

Como auxílo, a equipe do HackFest RS está selecionando os dados mais relevantes para o desenvolvimento das soluções. Serão disponibilizados conjuntos de dados abertos dos diversos órgãos públicos envolvidos como apoio aos participantes no desenvolvimento das soluções, como dados de contratos, licitações, receitas, despesas, dentre outros.

Origens do HackFest RS

Inspirado nos eventos Hackathon, que reúnem profissionais ligados ao desenvolvimento de software para maratonas de trabalho com o objetivo de criar soluções específicas, o HackFest tem a mesma proposta, mas voltada especificamente para o controle social do dinheiro público.

A palavra Hackathon vem da combinação entre os termos em inglês hack (e especificamente o verbo to hack, no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona). O evento também um ótimo lugar para desenvolver o networking entre os participantes.

ObservatórioSocial do Brasil - Porto Alegre

O OSPOA é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: