OSB-POA participa do 7º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do RS

01 de dezembro de 2018 22:29

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Observatório Social Brasil – Porto Alegre participou do 7º Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Rio Grande do Sul em Gravataí.

O Encontro teve como tema “O impacto do controle social como agente de transformação” e contou com os seguintes painéis:

Ações de Combate à corrupção

  • Moderador: Ney Ribas da Nóbrega – Presidente do OSB e membro do Comitê Gestor do Projeto “Unidos Contra a Corrupção”.
  • Palestrantes: Promotor de Justiça José Francisco Seabra Mendes Júnior – Coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Civil e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do MP-RS; Jerri Eddie Xavier Coelho – Auditor Federal de Finanças e Controle– CGU; Gustavo Rocha Minghelli – Especialista em Compliance do Sicredi.

O Processo das Compras Públicas

  • Moderador: José Luiz Silveira – Vice-Presidente de Assuntos Institucionais do OSBG.
  • Palestrantes: Paulo Ricardo Rodrigues Pinto – Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul; José Luis Serafini Boll – CGU.

Transparência Ativa e Passiva: considerações da Lei da Transparência – LC nº 131/2009 e a Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011

  • Moderador: Fábio Lucas – Especialista em Direito dos Contratos e Responsabilidade Civil.
  • Palestrantes:  Bruno Schimitt Morassuti – Voluntário do OSB Porto Alegre e advogado especialista em processo civil e em direito público; Luis Fernando Rodrigues Schardosim – Vice-presidente Para Assuntos Jurídicos – representante da OAB-RS – Gravataí.

Fortalecendo as relações entre as organizações e a sociedade: Cases de sucesso na gestão de voluntários

  • Moderadora: Sílvia Grewe – Presidente do Conselho Superior do Observatório Social do Brasil, Conselheira do Conselho Consultivo do Observatório Social do Brasil-Porto Alegre e Integrante da Comissão Responsabilidade Social do Conselho Regional de
    Contabilidade do RS.
  • Palestrantes:  Maria Elena Pereira Johanpeter – Fundadora e Presidente do Conselho de Administração ONG Parceiros Voluntários; Leila Anastácio – Coordenadora do Programa de Voluntariado do SESC Comunidade; Sylvia Lawson Foster – Vice-presidente de Voluntariado do Instituto do Câncer Infantil; e Caroline Martins Borges – Coordenadora de RH e Voluntariado do Instituto do Câncer Infantil.

O Protagonismo do Jovem no exercício da cidadania

  • Moderador: Rodrigo S. da Silva – Gerente executivo do Sindilojas de Gravataí.
  • Palestrantes: Heiner Gustavo dos Santos Silva – Voluntário do OSB Porto Alegre e estudante do ensino médio; Gabriela Lazzarini – Voluntária do OSB Porto Alegre e estudante do ensino médio; Paulo Roberto Nunes Ferreira – Voluntário do OSBG e Auditor do Estado – Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul – OSB – Gravataí e Glorinha.

Boas Práticas – Apresentação das Boas Práticas dos Observatórios Sociais do Brasil do Estado do Rio Grande do Sul

  • Moderador: Pedro Gabril – Presidente do Conselho Consultivo do OSB-POA e Vice-Presidente do Conselho de Administração do OSB.

 

 

 

ObservatórioSocial do Brasil - Porto Alegre

O OSPOA é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, formado por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


CEP:
Telefone:
E-mail: